Elaboramos um conjunto de ações para garantir a segurança de todas as compras feitas em nossa loja, independentemente da forma de pagamento escolhida.
Todas as informações que você fornecer no processo de compra são totalmente criptografadas.
Criptografia
Todas as informações que passam pelo nosso processo de compra são automaticamente codificadas por um sistema de criptografia próprio. Assim, seus dados pessoais, a forma de pagamento escolhida e toda e qualquer outra informação fornecida à VALID Certificadora Digital será mantida em sigilo.
O ícone cadeado fechado - na parte inferior do seu monitor - durante o pedido é um símbolo da criptografia das informações.
Utilização de Informações
A VALID Certificadora Digital não comercializará suas informações pessoais.
Tais informações poderão, entretanto, ser agrupadas conforme determinados critérios e utilizadas como estatísticas genéricas objetivando um melhor entendimento do perfil do consumidor.
Dúvidas e Sugestões
Caso tenha qualquer dúvida ou sugestão sobre segurança e privacidade ou sobre qualquer outro aspecto do nosso processo de compra, não deixe de nos contatar.
- OBJETIVO
1.1 A POLÍTICA DE GARANTIA DA VALID CERTIFICADORA VISA ESCLARECER OS DIREITOS DE NOSSOS CLIENTES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS E PRODUTOS COMERCIALIZADOS NO SITE http://www.validcertificadora.com.br.
- BENEFICIÁRIOS
2.1 ESTA POLÍTICA APLICA-SE AO TITULAR (PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA) E RESPONSÁVEL PELO USO DE CERTIFICADOS DIGITAIS ADQUIRIDOS COM A VALID CERTIFICADORA.
- ABRANGÊNCIA
3.1 A POLÍTICA DE GARANTIA DA VALID CERTIFICADORA APLICA-SE AOS CERTIFICADOS VALIDADOS, CARTÕES INTELIGENTES, TOKENS E AS LEITORAS DE CARTÃO INTELIGENTE FORNECIDOS POR NÓS AOS NOSSOS CLIENTES.
3.2 SÃO COBERTOS POR ESSA POLÍTICA APENAS OS ITENS QUE COMPROVADAMENTE APRESENTAREM VÍCIOS E/OU DEFEITOS DE FABRICAÇÃO DEVIDAMENTE IDENTIFICADO PELA EQUIPE TÉCNICA DA VALID CERTIFICADORA.
3.4 NÃO SÃO COBERTOS POR ESSA POLÍTICA OS CASOS EM QUE O DEFEITO TENHA SIDO CAUSADO POR IMPERÍCIA, IMPRUDÊNCIA, MAU USO OU AINDA, BLOQUEIO DE SENHAS DO PRODUTO E OU serviço adquirido na Valid Certificadora.
3.5 A VALID CERTIFICADORA NÃO SE RESPONSABILIZA POR CERTIFICADOS DIGITAIS, MÍDIAS CRIPTOGRÁFICAS E LEITORAS DE CARTÕES INTELIGENTES ADQUIRIDOS COM TERCEIROS. PORTANTO, A REPOSIÇÃO DESTES DISPOSITIVOS E DE SEU CERTIFICADO DIGITAL NÃO SÃO ELEGÍVEIS PARA ESTA POLÍTICA DE GARANTIA.
- PRAZO DE GARANTIA
4.1 CONFORME O ARTIGO 26, INCISO II DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Lei 8.078/90) é direito do consumidor apresentar reclamação referente ao produto que apresente vício aparente e de fácil constatação, desde que devidamente registrada através de nossos canais de atendimento, no prazo de até 90 (noventa) dias, contados a partir do fornecimento do serviço ou produto.
4.2 ALÉM DOS 90 (NOVENTA) DIAS GARANTIDOS POR LEI, A VALID CERTIFICADORA OFERECE MAIS 90 (NOVENTA) DIAS DE GARANTIA CONTRA VÍCIOS E/OU DEFEITOS APARENTES E DE FÁCIL CONSTATAÇÃO DOS CERTIFICADOS DIGITAIS, DISPOSITIVOS CRIPTOGRÁFICOS (CARTÃO INTELIGENTE E/OU TOKEN) E LEITORA DE CARTÃO INTELIGENTE. DESTA FORMA, O PRAZO DE GARANTIA DESTA POLÍTICA É DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DE VALIDAÇÃO PRESENCIAL DO CERTIFICADO DIGITAL.
4.3 Caso seja CONSTATADO PELA EQUIPE TÉCNICA DA VALID CERTIFICADORA, VÍCIO E/OU DEFEITO DE FABRICAÇÃO NOS CARTÕES INTELIGENTES, TOKENS E LEITORAS DE CARTÃO INTELIGENTE, DENTRO DO PRAZO DE VIGÊNCIA DA GARANTIA, SERÁ REALIZADA A TROCA E/OU A SUBSTITUIÇÃO DO REFERIDO PRODUTO.
4.4 A TROCA DO PRODUTO ADQUIRIDO POR OUTRO IGUAL, EQUIVALENTE OU SUPERIOR, ESTÁ SUJEITA A PRÉVIA ANÁLISE DA EQUIPE TÉCNICA DA VALID CERTIFICADORA.
4.5 NOS CASOS DE CONSTATAÇÃO DE VÍCIO E/OU DEFEITO SERÁ REALIZADA A SUBSTITUIÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL, CARTÃO INTELIGENTE, TOKEN E LEITORA, SEM CUSTO ADICIONAL AO CLIENTE E PARA ISSO, É NECESSÁRIO REALIZAR A EMISSÃO DE UM NOVO CERTIFICADO DIGITAL, MEDIANTE O COMPARECIMENTO DO TITULAR/RESPONSÁVEL PELO USO DO CERTIFICADO, EM UM PONTO DE ATENDIMENTO DA VALID CERTIFICADORA, PARA A VALIDAÇÃO PRESENCIAL. O CERTIFICADO DIGITAL ANTERIOR SERÁ REVOGADO (CANCELADO), CONFORME ESTABELECIDO PELAS NORMAS DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
- PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DA POLÍTICA DE GARANTIA
- 1 Para solicitar a política de garantia o titular/responsável legal do certificado digital deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Valid Certificadora, via contato telefônico, cujo atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados nacionais, das 8h às 19h.
- 3004-3454 para São Paulo, capitais e regiões metropolitanas.
- 0800 725 4565 para demais localidades.
- 2 Para abertura do chamado no SAC é imprescindível que o contato seja realizado pelo titular/responsável legal do certificado digital, munido dos documentos de identificação e número do Ticket do certificado digital que deseja solicitar a aplicação da política de garantia.
- 3 Quando constatada a necessidade de análise física das mídias criptográficas ou leitora de cartão inteligente, a equipe técnica poderá solicitar ao cliente que dirija-se a um ponto de atendimento da Valid Certificadora para entrega do cartão, token ou leitora.
- SEGURANÇA DO CERTIFICADO DIGITAL
6.1 CERTIFICADOS DIGITAIS A3:
6.1.2 OS CARTÕES INTELIGENTES E OS TOKENS, TAMBÉM IDENTIFICADOS NESTA POLÍTICA COMO MÍDIAS, SÃO RESPONSÁVEIS PELA GERAÇÃO DE CHAVES CRIPTOGRÁFICAS, ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DO CERTIFICADO DIGITAL VALIDADO PELA VALID CERTIFICADORA.
6.1.3 OS CERTIFICADOS DO TIPO A3 COMERCIALIZADOS PELA VALID CERTIFICADORA POSSUEM VALIDADE DE ACORDO COM O DISPOSTO EM NOSSAS Políticas de Certificado e conforme normativa (DOC-ICP-04) da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), órgão regulador do processo de certificação digital no Brasil.
6.1.4 AS MÍDIAS FORNECIDAS NO MOMENTO DA VALIDAÇÃO PRESENCIAL DOS CERTIFICADOS DIGITAIS DO TIPO A3, SÃO PROTEGIDAS POR SENHAS: a) IDENTIFICAÇÃO E REVOGAÇÃO: utilizada para solicitação de revogação (cancelamento) do certificado digital; b) PIN: para utilização do certificado digital; c) PUK: utilizada para desbloqueio da senha PIN. O USO DAS SENHAS É DE ÚNICO E EXCLUSIVO CONHECIMENTO DO TITULAR DO CERTIFICADO DIGITAL.
6.1.5 CASO AS SENHAS PIN OU PUK SEJAM ESQUECIDAS OU DIGITADAS POR MAIS DE 03 (TRÊS) VEZES CONSECUTIVAS DE FORMA INCORRETA, O CARTÃO OU O TOKEN SERÁ BLOQUEADO DEFINITIVAMENTE, SEM POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO, TORNANDO AS MÍDIAS E O CERTIFICADO DIGITAL INUTILIZÁVEIS.
6.1.6 CASO A EQUIPE TÉCNICA IDENTIFIQUE QUE A MÍDIA FOI BLOQUEADA DEVIDO A INSERÇÃO INCORRETA DAS SENHAS, DANO APARENTE NO CHIP CRIPTOGRÁFICO, IMPRUDÊNCIA OU IMPERÍCIA NO USO OU MANUSEIO DO CARTÃO/TOKEN, SERÁ NECESSÁRIO REALIZAR A EMISSÃO DE UM NOVO CERTIFICADO DIGITAL. NESTE CASO, O FORNECIMENTO DE UMA NOVA MÍDIA SERÁ COBRADO E CONDICIONADOS AO AGENDAMENTO DA VALIDAÇÃO PRESENCIAL EM UM DOS LOCAIS DE ATENDIMENTO DA VALID CERTIFICADORA.
6.1.7 O CERTIFICADO DIGITAL É DE USO EXCLUSIVO DO TITULAR E/OU RESPONSÁVEL, SENDO QUE ESTE É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELO USO E POSSE DO PRODUTO. APÓS EMITIDO, O TITULAR E/OU RESPONSÁVEL AO UTILIZÁ-LO REALIZA UMA ASSINATURA DIGITAL COM VALIDADE JURÍDICA. PORTANTO, NÃO CONFIE A GUARDA E NEM EMPRESTE O SEU CERTIFICADO DIGITAL OU SUA SENHA A TERCEIROS, POIS A SUA ASSINATURA DIGITAL POSSUI A MESMA VALIDADE LEGAL QUE A SUA ASSINATURA MANUSCRITA. A VALID CERTIFICADORA NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS DOCUMENTOS ASSINADOS PELOS DISPOSITIVOS CRIPTOGRÁFICOS DE SEUS CONSUMIDORES.
6.2 CERTIFICADOS DIGITAIS TIPO A1:
6.2.1 A GARANTIA DOS CERTIFICADOS DIGITAIS DO TIPO A1 E MOBILE A1 INICIA-SE A PARTIR DO TÉRMINO DA VALIDAÇÃO PRESENCIAL, REALIZADA EM UM PONTO DE ATENDIMENTO DA VALID CERTIFICADORA OU EM LOCAL ESCOLHIDO PELO CLIENTE QUANDO SOLICITADO SERVIÇO DE DELIVERY.
6.2.2 OS CERTIFICADOS DO TIPO A1 COMERCIALIZADOS PELA VALID CERTIFICADORA POSSUEM VALIDADE DE 1 (UM) ANO, CONFORME NORMATIVA (DOC-ICP-04) DA ICP-BRASIL (INFRAESTRUTURA DE CHAVES PÚBLICAS BRASILEIRA), ÓRGÃO REGULADOR DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL NO BRASIL.
6.2.3 PARA EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL DO TIPO A1 E MOBILE A1 é necessário cadastrar, no momento da validação presencial a senha de IDENTIFICAÇÃO E REVOGAÇÃO que possui as seguintes funcionalidades: a) solicitar a revogação (cancelamento) do respectivo certificado digital dentro do período de validade; b) emissão e instalação do certificado digital no computador ou mobile do titular e/ou responsável pelo uso.
6.2.4 O CERTIFICADO DO TIPO A1 É GERADO E ARMAZENADO NO COMPUTADOR DO RESPECTIVO TITULAR E/OU RESPONSÁVEL PELO USO, APÓS A VALIDAÇÃO PRESENCIAL (ATENDIMENTO REALIZADO POR UM AGENTE DE REGISTRO E APROVAÇÃO DA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL), SERÁ ENVIADO UM E-MAIL COM AS INSTRUÇÕES NECESSÁRIAS PARA A EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. O E-MAIL SERÁ ENVIADO NO ENDEREÇO ELETRÔNICO do titular e/ou responsável pelo uso do certificado digital, cadastrado no momento da validação presencial, em até 24 horas após a validação.
6.2.5 UMA VEZ QUE O CERTIFICADO DO TIPO A1 ESTIVER EMITIDO E INSTALADO NO COMPUTADOR DO TITULAR E/OU RESPONSÁVEL PELO USO, A VALID CERTIFICADORA NÃO POSSUIRÁ RESPONSABILIDADE PELO USO E PROTEÇÃO DESTE. CASO O COMPUTADOR SEJA FORMATADO, DANIFICADO, OU SUBSTITUÍDO, O CERTIFICADO DIGITAL PRECISARÁ SER NOVAMENTE INSTALADO POR MEIO DA CÓPIA DE SEGURANÇA (BACKUP), REALIZADO PELO PRÓPRIO CONSUMIDOR EM SUA MÁQUINA, APÓS A EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. NA FALTA DE UM BACKUP, O CLIENTE DEVERÁ REALIZAR A COMPRA E AGENDAMENTO DA VALIDAÇÃO PRESENCIAL PARA A EMISSÃO DE UM NOVO CERTIFICADO DIGITAL. A VALID CERTIFICADORA, NÃO MANTÉM CÓPIA OU MÉTODO DE RECUPERAÇÃO DOS CERTIFICADOS DIGITAIS, CONFORME DETERMINAÇÃO NORMATIVA (DOC-ICP-04) da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), órgão regulador do processo de certificação digital no Brasil.
6.2.6 O CERTIFICADO DIGITAL MOBILE A1, É GERADO E ARMAZENADO NO MOBILE (CELULAR OU TABLETE) DO RESPECTIVO TITULAR E/OU RESPONSÁVEL PELO USO, APÓS A VALIDAÇÃO PRESENCIAL (ATENDIMENTO REALIZADO POR UM AGENTE DE REGISTRO E APROVAÇÃO DA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL). UMA VEZ INSTALADO NO MOBILE (CELULAR OU TABLETE) DO TITULAR E/OU RESPONSÁVEL PELO USO, A VALID CERTIFICADORA NÃO POSSUIRÁ RESPONSABILIDADE PELA INSTALAÇÃO, EMISSÃO, USO E PROTEÇÃO DESTE. CASO O MOBILE SEJA FORMATADO, DANIFICADO, SUBSTITUÍDO, PERDIDO, ROUBADO OU FURTADO, O CLIENTE DEVERÁ REALIZAR A COMPRA E AGENDAMENTO DA VALIDAÇÃO PRESENCIAL PARA A EMISSÃO DE UM NOVO CERTIFICADO DIGITAL.
6.3 SENHAS:
6.3.1 A VALID CERTIFICADORA, NÃO MANTÉM CÓPIA OU MÉTODO DE RECUPERAÇÃO DAS SENHAS CADASTRAS PARA GERAÇÃO, USO E REVOGAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL, CONFORME DETERMINAÇÃO NORMATIVA (DOC-ICP-05) da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), órgão regulador do processo de certificação digital no Brasil.
6.3.2 EM CASO DE PERDA, ESQUECIMENTO, EXTRAVIO, USO INDEVIDO DAS SENHAS CADASTRADAS PARA O CERTIFICADO DIGITAL, A REPOSIÇÃO DO CERTIFICADO E CARTÃO/TOKEN, NÃO ESTÃO COBERTAS NAS CONDIÇÕES DESTA POLÍTICA DE GARANTIA, FICANDO ASSIM A VALID CERTIFICADORA ISENTA DE QUAISQUER RESPONSABILIDADES QUE VENHAM IMPACTAR NO USO DO DISPOSITIVO E CERTIFICADO DIGITAL.
6.4 Documentação para emissão:
6.4.1 EM TODA VALIDAÇÃO PRESENCIAL O TITULAR E/OU RESPONSÁVEL PELO USO DO CERTIFICADO DIGITAL DEVERÁ APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA SOLICITADA, DESCRITA NESSE SITE E ENVIADA AO E-MAIL CADASTRADO NO ATO DA COMPRA. A NÃO APRESENTAÇÃO DE ALGUM DOS DOCUMENTOS SOLICITADOS INVIABILIZARÁ A EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL.
- RENOVAÇÃO ONLINE
7.1 A RENOVAÇÃO ONLINE É PERMITIDA SOMENTE PARA CERTIFICADO DIGITAL DE PESSOA FÍSICA, CONFORME resolução 107/2015 da ICP-Brasil, sendo limitada a 1 (uma) ocorrência sucessiva.
7.2 PARA RENOVAR O CERTIFICADO DIGITAL DE PESSOA FÍSICA DE FORMA ONLINE É OBRIGATÓRIO QUE TODOS OS REQUISITOS DESCRITOS NA PÁGINA RENOVAÇÃO (http://renovar.vpki.com.br/renovar-endEntity/pages/public/client/advantage.jsf) sejam cumpridos.
7.3 CONSIDERANDO QUE O CERTIFICADO DIGITAL É UM DOCUMENTO ELETRÔNICO DE USO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL, PORTANTO A SUA RENOVAÇÃO ELETRÔNICA DEVE SER REALIZADA EXCLUSIVAMENTE PELO SEU TITULAR. A VALID CERTIFICADORA NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO FINANCEIRO INDEVIDO, CAUSADO PELA POSSE E USO INDEVIDO DO CERTIFICADO DIGITAL POR TERCEIROS.
7.4 O Certificado Digital só pode ser renovado de forma online dentro de sua validade. Caso o seu certificado digital esteja expirado ou revogado, não será possível realizar a renovação online.
Divulgação das Práticas de Negócio
da Autoridade de Registro AR NOVO CERTIFICADO DIGITAL
vinculada às cadeias da Autoridade Certificadora Valid.
1. INTRODUÇÃO
Este documento tem por objetivo divulgar as práticas de negócio adotadas pela AR VALID CERTIFICADORA DIGITAL, credenciada sob as cadeias da AC VALID, no que diz respeito à atividade de Certificação Digital padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
A DPN foi elaborada de acordo com os princípios e critérios WEBTRUST: CA/ Browser Forum https://www.cpacanada.ca/-/media/site/operational/ms-member- services/docs/webtrust/webtrust-principles-and-criteria-for-reqistration-authorities- v10.pdf?Ia=en&hash=0D5059D7B9D36C1EA3814B50302B66696B62FE82
- VISÃO GERAL
A Declaração de Práticas de Negócio (DPN) descreve as práticas e os procedimentos empregados pela Autoridade de Registro enquanto credenciadas na Estrutura de Certificação de Digital das Autoridades Certificadoras:
As políticas (DPC, PC e PS) encontram-se disponíveis no repositório da AC VALID BRASIL: https://www.vaIidcertificadora.com.br/index.aspx?DID=301
3. IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO
Para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil, são necessárias duas etapas realizadas por Agentes de Registro devidamente treinados e autorizados: Validação Presencial ou por videoconferência, conforme procedimentos e requisitos técnicos definidos em Instrução Normativa da AC Raiz, os quais deverão assegurar nível de segurança equivalente à forma presencial, garantindo a validação das mesmas informações de identificação e biométricas, mediante o emprego de tecnologias eletrônicas seguras de comunicação, interação, documentação e tratamento biométrico e Verificação.
As Autoridades de Registro vinculadas à VALID CD atuam na Validação, e, posteriormente, na emissão e entrega dos produtos de certificação digital indicados neste manual e nos normativos vigente a ICP-BRASIL e ITI.
Em qualquer desses casos, os Agentes de Registro identificam os solicitantes dos certificados e, desde que cumpridos todos os requisitos indicados neste Manual de AR e no Manual Operacional do Agente de Registro, registram essa etapa no sistema disponibilizado pela VALID CD.
A seguir digitalizam os documentos recebidos do titular, disponibilizando-os em sistema, para as etapas seguintes do processo.
A etapa de Verificação e liberação de emissão dos certificados digitais é realizada pela própria VALID CD, que mantém uma Central de Verificação, com agentes de registro da própria VALID CD. Todos os certificados emitidos são necessariamente analisados previamente nessa central, que examina os documentos digitalizados pelos Agentes de Registro das ARs vinculadas e, em caso de dúvidas, os devolve para que o Agente de Registro da AR vinculada os corrija e/ou complemente. Somente depois que todos os
documentos forem considerados corretos, a Central de Verificação libera a emissão do certificado.
Após a Verificação, o Agente de Registro da AR vinculada orienta o titular na Emissão e Instalação do seu certificado digital. Quando a emissão é realizada na própria AR, também é realizado o teste do certificado, para verificar se seu conteúdo está correto.
4. AQUISIÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL
O interessado poderá requisitar seu certificado digital por meio de e-commerce da AR ou AC VALID (https://www.validcertificadora.com.br) ou via televendas (3004-3454 para Capitais e regiões metropolitanas e 0800-725-4565 para as demais localidades).
Neste momento sera escolhido o tipo de certificado e o tempo de validade.
5. CONTATOS
RESPONSÁVEL PELA AR: LUIZ EDUARDO GONDIM PACENKO
RAZÃO SOCIAL: NOVO CERTIFICADO DIGITAL.
ENDEREŞO: RUA PARAÍBA, 115 — VICTOR KONDER, BLUMENAU/SC TELEFONE: (47) 3035-6595
E-mail gestoraoperacional.novo@gmail.com / https://novocertificado.com.br/
- OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA AR
- receber solicitações de emissão ou de revogação de certificados;
- confirmar a identidade do solicitante, realizar a validação biométrica e a validade da solicitação;
- presenciar a assinatura do Termo de Titularidade e responsabilidade, pelo Titular do Certificado e pelo Responsável;
- encaminhar a solicitação de emissão ou de revogação de certificado à AC responsável utilizando protocolo de comunicação seguro;
- informar aos respectivos titulares a emissão ou a revogaçãode seus certificados;
- disponibilizar os certificados emitidos pela AC aos seus respectivos solicitantes;
- identificar e registrar todas as ações executadas;
- manter a conformidade dos seus processos, procedimentos e atividades com as normas, critérios, práticas e regras estabelecidas pela AC vinculada e pela ICP-
Brasil e WebTrust Principles and Criteria for Registration Authorities
- manter e garantir a segurança da informação por elas tratada, de acordo com o estabelecido nas leis aplicáveis;
- proceder o reconhecimento das assinaturas e da validade dos documentos de identificação apresentados;
- garantir que todas as aprovações de solicitação de certificados sejam realizadas em localidades de atendimento vinculadas
- oferecer treinamento aos seus Agentes de Registro, especialmente quanto ao recolhimento de assinaturas e a validade dos documentos apresentados;
- comunicar a AC a qual está vinculada imediatamente, em caso de tentativa ou execução de fraude qualquer de suas instalações técnicas ou localidades de atendimento;
- comunicar ao titular de um certificado válido, em prazo anterior, a data de expiração deste, para que seja solicitada a emissão de um novo certificado;
- O) divulgar suas práticas, relativas à cada cadeia de AC ao qual se vincular, em
conformidade com o documento Princípios e Critérios WebTrust para AR.
- OUTRAS ATIVIDADES DESEMPENHAS PELA AR
Outras atividades complementares realizadas pela AR vinculadas à VALID CD são:
- Venda de produtos de certificação digital;
- Controle de estoques dos produtos; e
- Fornecimento de informações à AC vinculada e aos titulares de certificado digital, quando
8. TITULARES DE CERTIFICADO
Pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras, que atendam aos requisitos desta DPC e das políticas da AC, aplicáveis, podem ser Titulares de Certificado.
Os certificados podem ser utilizados por pessoas físicas, pessoas jurídicas, em equipamentos ou aplicações. Em sendo o titular do certificado pessoa jurídica, será designado pessoa física como responsável pelo certificado, que será o detentor da chave privada.
Preferencialmente será designado como responsável pelo certificado, o representante legal da pessoa jurídica ou um de seus representantes legais. Em se tratando de certificado emitido para equipamento ou aplicação, o titular será a pessoa física ou jurídica solicitante do certificado, que deverá indicar o responsável pela chave privada
9. AGENDAMENTO DA EMISSÃO
Após conclusão da solicitação o cliente, ainda no e-commerce ou televendas, deverá realizar agendamento para comparecer no endereço e data que Ihe forem convenientes.
10. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A documentação a ser apresentada no momento do atendimento será de acordo com o tipo de produto requisitado, sendo todas em sua versão original.
A. CERTIFICADO PESSOA FÍSICA DO TIPO A1 e A3.
- Documento de identificação
B. CERTIFICADO PESSOA JURÍDICA DO TIPO A1, A3.
- Documento de identificação dos sócios e responsável pelo uso do Certificado Digital;
- Cartão CNPJ da empresa;
- Documento societário da empresa (Contrato/Estatuto e Ata de eleição e/ou alteração consolidada);
- Procuração (se for o caso).
C. EQUIPAMENTOS / BANCÁRIO / SERVIDORES
- Registro do domínio ou termo de autorização do uso do domínio, assinado;
- Documentos para pessoa jurídica; e
- CSR/URL/DOMÍNIO com os dados correspondentes da
Entende-se como registro de identidade os documentos oficiais, físicos ou digitais, conforme admitido pela legislação específica, emitidos pelas Secretarias de Segurança Pública bem como os que, por força de lei, equivalem a documento de identidade em todo o território nacional, desde que contenham fotografia, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional, como por exemplo a CNH, Passaporte, Carteira de Identidade e etc.
11. PROCESSO DA EMISSÃO
O Agente de Registro (profissional contratado pela AR) atenderá o cliente para verificar se os documentos apresentados não possuem pendências e se estes de fato correspondem à pessoa que se apresenta naquele momento.
Os documentos originais serão digitalizados, para compor o dossiê do processo de emissão do certificado, e será realizada coleta biométrica da face e digitais do cliente, que também integrarão o referido dossiê.
Tratando-se de certificado de equipamento, será verificado se o solicitante detém o registro do nome de domínio junto ao órgão competente, ou se possui autorização do titular do dom ínio para usar aquele endereço.
Para certificados que façam o uso de CSR será solicitada a assinatura manuscrita do Termo de Titularidade.
12. PROCESSO DE RENOVAÇÃO
O cliente será contatado quando aproximada a data de expiração de seu certificado digital.
No caso de e-CPF será autorizada a renovação online uma única vez, por meio do site da AC VALID, desde que o certificado digital não tenha expirado.
Para qualquer outro tipo de certificadodigital; e-CPF que já tenha feito renovação online; ou e-CPF que já tenha expirado o cliente deverá seguir conforme o processo de aquisição inicial de um novo certificado digital.
13. PROCESSO DE REVOGAÇÃO
REVOGAÇÃO OBRIGATÓRIA:
Quando constatada emissão imprópria ou defeituosa do mesmo; Quando for necessária a alteração de qualquer informação constante no mesmo;
No caso de dissolução da AC VALID; ou
No caso de comprometimento da chave privada correspondente ou da sua mídia armazenadora.
QUEM PODE SOLICITAR A REVOGAÇÃO:
Por solicitação do titular do certificado;
Por solicitação do responsável pelo certificado, no caso de certificado de equipamentos, aplicações e pessoas jurídicas;
Por solicitação de empresa ou órgão, quando o titular do certificadofornecido por essa empresa ou órgão for seu empregado, funcionário ou servidor; Pela AC VALID;
Pela AR;
Por determinação do Comitê Gestor da ICP-Brasil ou da AC Raiz.
Para que o certificado seja revogado o solicitante da revogação de um certificado deve ser identificado e todas as ações decorrentes desse processo serão registradas e armazenadas. As justificativas serão documentadas e o processo será concluído com a geração e a publicação de uma Lista de Certificados Revogados — LCR, que contenha o certificado em questão e, no caso de utilização de consulta OCSP, com a atualização da situação do certificado nas bases de dados da AC VALID.
Após a revogaçao do certificado, o solicitante pode solicitar um novo certificado, enviando à AR uma solicitação, na forma, condições e prazo estabelecidos para a solicitação inicial de um certificado.
14. OBRIGAÇÕES DO TITULAR DO CERTIFICADO DIGITAL
Constituem-se obrigações do titular de certificado emitido sob a cadeia AC VALID:
- Fornecer, de modo completo e preciso, todas as informações necessárias para sua identificação e assumir a responsabilidade pelo custo do processo de emissao do certificado;
- Garantir a proteção e o sigilo de suas chaves privadas, senhas e dispositivos criptográficos e utilizar obrigatoriamente senha para proteção da chave privativa do certificado;
- Utilizar os seus certificados e chaves privadas de modo apropriado, conforme o previsto na Polžica de Certificação correspondente;
- Conhecer os seus direitos e obrigaşões, contemplados pela Declaração de Polžica de Certificação da AC VALID, pela Polżica de Certificação correspondente e por outros documentos aplicáveis da ICP-Brasil;
- Responsabilizar-se por todos os atos praticados perante a AC VALID utilizando o referido certificado e sua correspondente chave privada;
- Informar à AC VALID qualquer comprometimento de sua chave privada e solicitar a imediata revogação do certificado
15. IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE REVOGAÇÃO
A solicitação de revogação de certificado é realizada através de formulário específico, permitindo a identificaçao inequívoca do solicitante.
A confirmação da identidade do solicitante é feita com base na confrontação de dados fornecidos na solicitaçao de revogação e os dados previamente cadastrados na AR.
As solicitaşões de revogação de certificado são registradas. Solicitações de revogação de certificados devem ser registradas.
16. TRATAMENTO DE DADOS
Todas as informações e documentos obtidos em decorrência dos processos de emissão, renovação e revogaçao serao armazenados, mantidos em sigilo e conforme os padrões de segurança estabelecidos pela ICP-Brasil.
Os dados não serão utilizados para outros fins, salvo em caso de autorização expressa do cliente ou titular do certificado, ou em casos de determinaçao judicial e outros casos previstos em lei.
17. OUTRAS INFORMAÇÕES
A AC VALID é detentora do selo de padrões internacionais WebTrust e replica todos os critérios e processos à sua rede de Autoridades Certificadoras credenciadas, bem como suas Declarações de Praticas de Certificaçao (DPC), Políticas de Certificados (PC) e sua Política de Segurança (PS).
18. REFERÊNCIAS
ITI/ Instituto nacional de tecnologia — Requisitos Mínimos para as declarações de práticas de certificação das Autoridades Certificadoras versão 5.2 https://www.iti.qov.br/imaqes/repositorio/leqislacao/documentos- principais/05/DOC-ICP-05_-_v.5.2 REQ MIN PARA AS DPC.pdf
CA/ Browser Forum — WebTrust SM/TM Principles and Criteria for Registration Authorities, version 1.0 https://www.cpacanada.ca/-
/media/site/operational/ms-member-services/docs/webtrust/webtrust- principles-and-criteria-for-reqistration-authorities-
v10.pdf?Ia=en &hash=0D5059D7B9D36C1EA3814B50302B66696B62FE82
Link credenciamento deferido NOVO CERTIFICADO DIGITAL:
https://sei.iti.gov.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_orgao_publicacao=0&id_documento=413400
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